CCZ intensifica ações de educação e de manejo ambiental para controle de doenças

05/06/2018

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Presidente Prudente intensificou as ações relacionadas à educação sanitária e ao manejo ambiental, na última quinzena de maio. A ação foi realizada nos bairros Jardim Guanabara, Vila Nova Prudente, Vila Angélica, Jardim Brasília, Jardim Planalto, Jardim Nova Planaltina entre outros bairros da zona Leste.

Na ocasião, os servidores do órgão realizaram visitas casa a casa fornecendo orientações aos moradores sobre as medidas a serem tomadas para evitar o aparecimento de escorpiões em suas residências.

Durante os trabalhos, o CCZ identificou condições favoráveis à proliferação do inseto transmissor da leishmaniose ou ao aparecimento de escorpião em 62 residências e em 48 terrenos. Os responsáveis dos imóveis foram notificados a providenciar as limpezas necessárias. 

Em relação à prevenção da leishmaniose visceral,  os servidores demonstraram a importância da manutenção do ambiente domiciliar livre de condições favoráveis à proliferação do inseto vetor.

Os moradores foram orientados a eliminar o acúmulo de matéria orgânica, manter seus quintais limpos, livres de folhas secas, frutos em decomposição e fezes de animais. Além das orientações verbais, foram distribuídos folhetos informativos. 

No Jardim Guanabara, último bairro trabalhado foi promovido um mutirão para a retirada de móveis, material inservível, galhos, além de folhas acumuladas.

O mutirão teve como objetivo sensibilizar a comunidade local, conscientizar os moradores  sobre a importância da manutenção do ambiente limpo como forma de reduzir os agravos à saúde, além dos acidentes escorpiônicos e a leishmaniose visceral.

 

O CCZ realizou esta ação com o apoio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Sosp) e da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento). 

 

O órgão pede o apoio da população que não acumule materiais inservíveis  e realizem a capinação do quintal  ou de seu terreno, recolha folhas, frutos e restos de construção.

 

Serviço: O CCZ fica na Rua Presidente Castelo Branco, nº 93, Parque Castelo Branco. Mais informações através do (18) 3905-4220 / (18) 3905-2156.