CCZ confirma primeiros casos deste ano de Leishmaniose Visceral Canina

05/03/2020

 

 

 

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Presidente Prudente informou nesta quinta-feira (05/03) os primeiros casos de Leishmaniose Visceral Canina deste ano. Foram confirmados 19 casos, que são referentes ao mês de janeiro. Sendo 18 casos autóctones, ou seja, contraídos dentro do próprio município e somente um importado.

 

Deste total, 14 casos foram diagnosticados pelo CCZ, outros cinco por clínicas particulares. O CCZ informa que os casos referentes ao mês fevereiro ainda estão sendo computados.

 

No mês de janeiro o Centro de Controle de Zoonoses realizou chipagem em 224 cães. No mesmo período foram colhidas amostras de sangue para exame da Leishmaniose em 575 cães.

 

 

O CCZ realiza intenso trabalho para controle da Leishmaniose, que depende muito da colaboração dos moradores, em manter seus quintais limpos e comparecer aos plantões para chipagem e coleta de sangue para verificação da saúde dos animais.

 

O CCZ lembra que neste sábado (07/03) das 8h às 16h está confirmado o plantão no Parque Alvorada, na Rua Alexandre Bacarin, no Centro Comunitário do bairro.