Carteira da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência assegura atendimento prioritário

23/03/2021

Com o objetivo de regulamentar políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, o prefeito Ed Thomas recebeu nesta terça-feira (23/03) o coordenador da Pessoa com Deficiência, Carlos Augusto de Carvalho Filho, acompanhado do assistente técnico Salvador Cruz Neto. O encontro contou com a presença da secretária de Assistência Social, Clélia Regina Barbalho Tomazini.

Na ocasião, o coordenador anunciou que está sendo feito o levantamento das pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) visando fornecer uma ‘carteira’, cuja identificação deve assegurar o atendimento prioritário nos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, além de promover a inclusão social da pessoa com TEA.

No âmbito federal, a Lei 13.977 ‘Lei Romeo Mion’,  aprovada em 2020 que cria carteira para pessoas com transtorno do espectro autista  e traz regulamentações a respeito. No município, o prefeito Ed Thomas deve regulamentar junto à Coordenadoria a respeito da destinação desta carteira para pessoas com TEA no município de Prudente.

Inicialmente a carteira TEA pretende atender a demanda das instituições assistenciais. “O levantamento inicial atende cerca de 150 pessoas e conforme a necessidade for aumentando será atendida toda demanda. Além dos serviços públicos, a carteirinha pode ser utilizada para obter descontos em cinema e eventos em geral”, detalha o coordenador.

 A intenção da Coordenadoria é estender o projeto e confeccionar carteirinhas de identificação para pessoas com deficiência cujo levantamento feito pelo Cras (Centro de Referência de Assistência Social) tem registrado aproximadamente oito mil pessoas com algum tipo de deficiência.

Serviço: A Coordenadoria da Pessoa com Deficiência funciona atualmente no Fundo Social de Solidariedade de Presidente Prudente, localizada na Rua Napoleão Antunes Ribeiro Homem, 431, Jardim Marupiara. Mais informações (18) 3222-1881