Carim e OAB lançam 10 mil cartilhas sobre Doença Renal Crônica em evento no Matarazzo

13/04/2018

Com o objetivo de orientar os pacientes renais crônicos e transplantados, a OAB Prudente- 29ª subseção desenvolveu em prol do Carim, e apoio da Sociedade Brasileira de Nefrologia, a cartilha com informações sobre a doença e os direitos dos pacientes. O material foi lançado nesta sexta-feira (13/04) com a presença de autoridades, no Centro Cultural Matarazzo.  

Com a tiragem de 10 mil exemplares, as cartilhas serão distribuídas gratuitamente. Neste sábado (14) das 9h às 12h, o Carim estará na Praça 9 de Julho, na ação alusiva aos 14 anos da entidade, com orientação da saúde e prevenção da doença. Outras ações também marcam a distribuição do material, através do projeto OAB na Escola.

No lançamento da cartilha, estiveram presentes, o vice-prefeito Douglas Kato, o secretário municipal de Saúde, Valmir da Silva Pinto; o vereador William Leite; o presidente do Carim, Cássio Tuboni; o diretor do DRS, Jorge Chihara, e a fundadora do Carim, Sumaia Cristina.

A cartilha é uma iniciativa da OAB Prudente através do vice-presidente Wesley Cotini que já tinha desenvolvimento material semelhante para os pacientes de Câncer. Segundo ele, a intenção é orientar os pacientes sobre os seus direitos, além de ajudar na prevenção. Segundo ele, a OAB fornece assessoria jurídica gratuita aos pacientes.

 

Conforme a advogada da OAB, Brunna Ruzzon, o objetivo é dar maior visibilidade ao paciente renal crônico, para oferecer assessoria jurídica e orientações de prevenção, por conta do desconhecimento da doença que é silenciosa. “A maior das pessoas descobre apenas em estágio crônica”, disse.

De acordo com o presidente do Carim, Cássio Tuboni, a entidade atende atualmente aproximadamente 500 pacientes. “Essa cartilha é um importante apoio no trabalho de prevenção da doença e ao paciente renal crônico e transplantado”, explica. Segundo ele, a entidade almeja um sonho, que é ter um hospital do Rim.

Na ocasião, o médico Gustavo Navarro explicou sobre a importância do material e adiantou que a cartilha será entregue no Congresso Brasileiro de Nefrologia, dentre outras ações. Segundo ele, 2/3 dos renais crônicas tiveram origem em doenças tratáveis como hipertensão e diabetes.

A cartilha foi desenvolvida OAB Prudente, em prol do Carim com apoio da Sociedade Brasileira de Nefrologia. O material será entregue aos pacientes e a sociedade em geral, com campanhas e palestras.

Estiveram presentes, os membros da OAB, o vice-presidente Wesley Cotini, Debora Zola e Fabrício Klebis; o promotor Mário Coimbra, dentre outras autoridades.