Campanha de Vacinação de Animais contra raiva encerrará nesta quinta-feira

04/09/2018

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               

 A Campanha de Vacinação Contra Raiva encerrará nesta quinta-feira (6/09) em Presidente Prudente. Foram 18.735 animais vacinados até o dia 03/09, conforme balanço informado pelo médico veterinário, gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) João Henrique Artero de Carvalho Leite.

A campanha tem como meta alcançar o mesmo número de animais vacinados no ano passado, quando foram imunizados 19.637 animais, entre cães e gatos.

Nesta quarta-feira (05/09) o posto volante de vacinação estará  das 9h às 16h na quadra coberta do Parque do Povo, ao lado do futebol de campo sintético.

Ainda na quarta-feira (5/09) a equipe estará nos seguintes locais e horários: das 9h às 12h - Banco da Terra (estrada do Hospital Bezerra de Menezes). E das 13h às 16h, no Parque Higienópolis.

A campanha será encerrada na quinta-feira (6/09) – com o posto volante das 9h às 12h, localizado no Jardim Leonor (na área de lazer atrás do posto de saúde).

Conforme CCZ, a população canina é de aproximadamente 50 mil animais entre cães e gatos. Vale lembrar que a vacinação contra raiva também ocorre em clínicas particulares.

 

Sobre a Raiva:

A raiva é uma doença causada por um vírus, é letal ao ser humano. Em seu ciclo urbano, a mordida de cães e gatos é a principal forma de transmissão da doença para o homem.

Entre os sintomas da doença nos animais estão agressividade, com tentativas de morder pessoas, animais e objetos; salivação excessiva, com a boca aberta constantemente; dificuldade de engolir; perda de coordenação motora, convulsões, paralisia nas patas traseiras; morte.