Campanha de Vacinação contra sarampo e paralisia infantil terá Dia D neste sábado

31/07/2018

A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) realiza a vacinação contra sarampo e paralisia infantil (poliomielite), do dia 4 ao dia 31 de agosto. A iniciativa é uma adesão à campanha da Secretaria de Estado da Saúde.

Em Prudente, o trabalho terá início neste sábado (04/08), com Dia D das 7h às 17h data em que estarão abertas todas as salas de vacinas que funcionam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF). 

O Dia D tem como foco imunizar crianças de 1 a 5 anos incompletos, que integram o público-alvo da campanha.

No calendário nacional, a imunização deve ocorrer entre os dias 6 e 31 de agosto, com um ‘Dia D’ em 18 de agosto, que também ocorrerá em Prudente das 7h às 17h, assim como em todo o Estado de São Paulo.

A campanha segue até o dia 31 de agosto. Para receber a dose basta comparecer com a carteira de vacinação e um documento da criança nos postos.

 

 

- Informações Secretaria de Estado da Saúde- Sobre pólio e sarampo

 

Atualmente, a cobertura vacinal de poliomielite em SP é de 70% e, de sarampo, 74,3%, conforme dados preliminares do PNI (Programa Nacional de Imunizações).

O esquema vacinal do Calendário Nacional de Vacinação é composto por três doses da vacina inativada poliomielite (VIP), administradas aos dois, quatro e seis meses, sendo necessários dois reforços com a vacina oral poliomielite (VOP) aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

A imunização contra o sarampo é feita por meio da vacina tríplice viral, que protege também contra rubéola e caxumba. O esquema vacinal é de uma dose aos 12 meses, com um reforço aos 15 meses por meio da aplicação da tetraviral, que inclui a imunização contra varicela. 

 

Sobre pólio e sarampo

 

A poliomielite está eliminada no Estado de São Paulo desde 1988, quando houve o último caso, no município de Teodoro Sampaio. Trata-se de uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito, atingindo geralmente membros inferiores. A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (como saliva, tosse, espirro, mais frequentemente), ou objetos, alimentos e água contaminados com resíduos de doentes.

A circulação endêmica de sarampo foi interrompida no Estado no ano 2000 e não há casos autóctones. Casos esporádicos ocorreram eventualmente desde então, relacionados à importação do vírus de várias regiões do mundo onde ainda o controle da doença não foi atingido. Em 2018, por exemplo, São Paulo registra dois casos confirmados, importados da Ásia Ocidental e do Rio de Janeiro.