Campanha de Prevenção à DST Aids tem como foco Dia dos Namorados

04/06/2018

O Governo Presidente Prudente por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Ambulatório Municipal SAE/ CTA – Serviço de Atendimento Especializado/ Centro de Testagem e Aconselhamento lançou a Campanha  “No amor também rola prevenção”, que segue a campanha do Ministério da Saúde para a prevenção dos casos de Aids e Doenças Sexualmente Previsíveis.

A campanha tem como foco o Dia dos Namorados  e aborda a necessidade de prevenção e do uso de camisinha.

Segundo o coordenador do Ambulatório Municipal, Jefferson Antônio Saviolo,  o ambulatório atende com medicação antiretroviral  889 pessoas. Em média são  12 novos casos por mês. “As estatísticas de Presidente Prudente  indicam que em cada dez novos pacientes, oito são homossexuais e estão na faixa etária de 20 a 35 anos. Por isso estamos focando na prevenção por meio do uso de camisinha”, afirmou Saviolo.

A campanha busca a conscientização por meio de divulgação em veículos de comunicação e outdoor, além de intensificar a distribuição de camisinhas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Ambulatórios  da Secretaria Municipal de Saúde.

Quanto à forma de transmissão, a doença no país cresce entre homens que fazem sexo com homens, mudando o perfil, nos últimos dez anos, quando a proporção maior de caso era de transmissão heterossexual. Na comparação a 2006, observa-se aumento de 33% nos casos de transmissão de homens que fazem sexo com homens.

Prevenção  - Além de distribuir gratuitamente preservativos, o Ministério da Saúde oferta tratamento pós-exposição ao HIV, a chamada PEP. O medicamento está disponível em 151 serviços de 115 municípios com mais de 100 mil habitantes.

Desde 2009, a oferta cresceu cinco vezes, passando de 10.963 para 57.714 medicamentos distribuídos em 2016. Nos primeiros seis meses de 2017, foram 32.559 enviados tratamentos.