Campanha Contra Gripe tem início nesta segunda para idosos e trabalhadores da saúde

20/03/2020

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), informa que tem início nesta segunda-feira (23/03) a 22ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza, a Gripe.

O Ministério da Saúde antecipou a iniciativa, que historicamente ocorria em abril, em razão da pandemia de coronavírus, o Covid-19. Embora a vacina não previna desta doença, a intenção é minimizar os impactos sobre os serviços da saúde, já que as patologias têm sinais e sintomas semelhantes.

A primeira etapa, que inicia na segunda-feira e segue até 15 de abril, será voltada exclusivamente aos idosos com mais de 60 anos e aos trabalhadores de saúde. Em Presidente Prudente, o primeiro grupo é composto 28.570 munícipes, enquanto o segundo por 8.941 trabalhadores.

A fim de evitar aglomerações, a VEM orienta os munícipes que não há necessidade de procurar pela unidade de saúde logo no primeiro dia da campanha. Além disso, a vacinação será realizada em pontos estratégicos, como em áreas externas das próprias unidades e escolas municipais.

Dessa forma, além de 28 unidades de saúde com sala de vacinação, haverá postos volantes nas escolas municipais Irmã Nazarena Zamitt, no Parque Alvorada; Vovó Silvéria, no Jardim Cobral; Rosana Negrão Freitas dos Santos, no Maré Mansa; Vilma Giannotti Martinez, no Parque Cedral; Carmen Pereira Delfim, na Vila Líder; bem como na Praça da Juventude ‘Jaime Barbosa de Moura’, no Humberto Salvador; Academia da Saúde, no Jardim Cambuci; e no Centro de Referência do Idoso, na Vila Dubus.

As 28 unidades de saúde com sala de vacinação ficam nos seguintes bairros: São Pedro, Cohab, Belo Horizonte, Cedral, Guanabara, Vila Nova Prudente, Alvorada, Villa Real, Santana, Marcondes, São Judas Tadeu, Ana Jacinta, Brasil Novo, Montalvão, Floresta do Sul, Eneida, Ameliópolis, Humberto Salvador I e II, Morada do Sol, São Pedro, Primavera, Cambuci, João Domingos Netto, Leonor, Maracanã, Maré Manda, Bela Vista e Regina.

Vale reforçar que outras duas fases da Campanha Nacional Contra a Influenza estão previstas para 16 de abril e 9 de maio para grupos prioritários diferentes. Já o término da iniciativa é previsto para 22 de maio. Neste ano, uma das novidades é que a campanha será ampliada para os adultos entre 55 e 59 anos.