Campanha contra gripe é ampliada para mais cinco grupos a partir desta quinta

15/04/2020

 

Tem início nesta quinta-feira (16/04) a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, a Gripe. Assim, a iniciativa será ampliada para outros cinco grupos. São eles: portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; além de caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.

Segundo informações da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), o único grupo com estimativa de público é o de pessoas com comorbidades. Este, em Presidente Prudente, é composto por 12.956 mil pessoas. Já no grupo de caminhoneiros, a contagem é baseada em dados de todo Estado de São Paulo. Ao todo, são 568.329 mil profissionais.

Em relação aos caminheiros, a VEM explica que esses profissionais poderão tomar a vacina em qualquer cidade do Estado desde que comprovem a atuação na área, seja com a categoria equivalente da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) ou até mesmo vínculo com algum sindicato.

Embora a campanha seja ampliada, ela segue também nos demais grupos, sendo para idosos, trabalhadores de saúde e aos profissionais das forças de segurança e salvamento.