Câmara aprova protocolo de intenções de Prudente para compra de vacinas

09/03/2021

Em ato inédito, ex-presidente da Casa e hoje prefeito Ed Thomas defendeu PL durante sessão

 

Os vereadores da 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Presidente Prudente apreciaram e aprovaram nessa segunda-feira (8) o Projeto de Lei Nº 37/18, que ratifica protocolo de intenções firmado entre municípios brasileiros com a finalidade de adquirir vacinas para combate à Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).

A proposta também aborda outras possibilidades de interesse público, como a aquisição de medicamentos, insumos e equipamentos na área da saúde por meio deste consórcio público.

Apesar de prevista no Regimento Interno do Parlamento municipal, esta é a primeira vez que um chefe do Poder Executivo de Presidente Prudente defende projeto de sua autoria na Tribuna durante uma sessão ordinária.

Hoje prefeito, Ed Thomas foi vereador em dois mandatos e Presidente da Casa de Leis prudentina no Biênio 2005/2006. Depois, eleito Deputado Estadual por São Paulo por quatro vezes.

O Artigo 187 do regramento do Legislativo aponta que “o prefeito poderá, espontaneamente, comparecer à Câmara para prestar esclarecimentos, após entendimentos com o Presidente, que designará dia e hora para a recepção”.

O Projeto de Lei foi apreciado com urgência e debatido em dois turnos ainda nessa segunda-feira. Já nesta terça-feira (9), a Câmara Municipal expediu ofício para a Prefeitura informando a aprovação da matéria para o chefe do Executivo sancionar e promulgar o dispositivo legal.

Durante sua fala, Ed Thomas destacou que tem “esperança” de que o município, juntamente com o consórcio, possa adquirir as vacinas para imunização da população. “Eu tenho muita esperança que isso possa acontecer, que a gente possa realmente comprar e poder ajudar nessa imunização, que é a maior solução neste instante. Então, foi construído um projeto modelo, para todas as cidades, que recebi da Frente Nacional dos Prefeitos e quem sabe já seja a primeira Câmara a aprovar este projeto”, pontuo o chefe do Executivo.