Bugalho realiza entrega de mais 20 lotes do Distrito Industrial ‘Achiles Ligabo’

17/11/2020

“Hoje, os empresários têm garantia de que é algo lícito e que não serão incomodados ou questionados pela justiça. E eles precisam ter segurança jurídica para investirem no local”. Foi assim que o prefeito Nelson Bugalho realizou a assinatura dos contratos e entrega de mais 20 lotes do Distrito Industrial Não Poluente ‘Pioneiro Achiles Ligabo’, na Rodovia Ângelo Rena.

 

Durante a assinatura dos contratos, realizada nesta terça-feira (17/11), no Gabinete do Paço Municipal ‘Florivaldo Leal’, o chefe do Executivo lembrou que anteriormente os lotes foram destinados a alguns empresários como cessão de uso, o que fez com que a justiça interditasse o procedimento.

 

“Ninguém era dono. Encontramos a maneira correta de estimularmos a indústria em Prudente, além de termos criado subsídios, isto é, tudo que o município podia abrir mão, ele abriu. Esperamos que em 2021 a maioria esteja operando no distrito e que tenha sucesso”, acrescentou Bugalho.

 

O estímulo para atrair novas indústrias resultou na aquisição de um lote por uma empresa de Amambaí, no Mato Grosso do Sul, que fica a pouco mais de 500 quilômetros de Prudente. Segundo o representante da Erva Mate São Roque, Joelson Lopes Soares, esta será a primeira filial e gerará, inicialmente, 15 empregos diretos. Este é o número inicial para abrir a indústria, mas Soares falou que há tendência de crescimento.

 

“Temos um estudo em um raio de 150 km do Rio Paraná, que é de onde se toma tereré hoje, embora estejamos comercializando até em São Paulo capital. Neste raio, temos uma população duas vezes maior que a de Amambaí. Fizemos a projeção de que nos próximos cinco anos, 10% desta população devem aderir ao hábito de tomar tereré gelado. Assim, acreditamos que Prudente é um lugar interessante por ser polo de várias cidades. Não é em qualquer município que se encontra as oportunidades que encontramos em Prudente”, relatou.

 

O titular da Sedepp (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), Carlos Alberto da Silva Corrêa, o Carlos Casagrande, ressaltou que foram entregues 69 lotes, dos 78 existentes no Distrito Industrial. Salientou ainda que a licitação para venda dos mesmos foi determinação do prefeito, que desde o início da gestão solicitou que fosse encontrada uma maneira correta para distribuição dos terrenos.

 

Além disso, o secretário pontuou que a venda dos 69 lotes resultará na arrecadação de mais de R$ 6 milhões aos cofres públicos, uma vez que os empresários pagarão em 90 parcelas. Com a futura venda dos outros nove terrenos, o montante que será arrecadado deverá se aproximar dos R$ 9 milhões investidos para instalação do Distrito ‘Achiles Ligabo’.

 

“A Administração trará de volta aos cofres municipais praticamente o que foi investido. Temos só a agradecer todos os empresários que acreditaram na transparência do processo licitatório, pois embora tenhamos estruturado tudo isso, se não acreditassem nada seria válido. Hoje eles são donos e quando terminarem de pagar as parcelas terão a escritura”, finalizou Casagrande.