Bugalho quer a abertura do comércio com atendimento individual e medidas de higiene

22/04/2020

Comitê de Contingenciamento da Covid-19 debate novas interpretações sobre decreto estadual

 

Em reunião nesta quarta-feira (22/04) com o Comitê de Contingenciamento do Coronavírus, a Covid-19, e demais representantes da sociedade civil de Presidente Prudente, o prefeito Nelson Bugalho debateu a proposta de dar uma nova interpretação aos decretos de enfrentamento à pandemia da doença publicados pelos governos Estadual e Federal.

Segundo Bugalho, as medidas atenuam as restrições das atividades econômicas. “Não falamos em flexibilização, mas de uma interpretação conjugada de um decreto federal e de outro estadual para incluir mais algumas atividades havidas como essenciais pelo documento federal ou uma norma genérica aos serviços tidos como não essenciais”.

Durante a reunião, o prefeito destacou que se adotadas restrições de ordem higiênica, como, por exemplo, o comerciante ou prestador de serviço utilizar máscaras e exigir que o cliente também utilize, não há motivo para não permitir o atendimento individual presencial.

Diante das novas regras elencadas pelo prefeito, o médico infectologista Alexandre Portelinha apresentou um dado importante sobre o uso de máscaras. Segundo ele, existe um trabalho que aponta que se a pessoa com Covid-19 estiver conversando com outra pessoa em uma distância considerável, as chances de contágio são de 80%. Caso somente o doente esteja usando máscara, o percentual diminui para 20%. Se ambas as pessoas estiveram utilizando, o risco cai para 1,5%.

“Existem pequenos países que tiveram muito pouco ou quase nenhum caso de coronavírus, porque as pessoas já tinham a cultura do uso de máscara, o que passará a ser um hábito daqui pra frente”, complementou Portelinha.

O chefe do Executivo reforçou que a intenção é que as novas regras valham para todos os serviços não essenciais, com exceção das academias, templos religiosos e atividades econômicas desenvolvidas em shoppings e galerias.

Dessa forma, o prefeito salientou que a Prefeitura, por meio dos órgãos competentes, continuará acompanhando o comportamento das pessoas e, caso não haja obediência às novas regras, o decreto previsto para ser publicado nesta quinta (23) poderá ser revogado a qualquer momento.

“A ideia é que a atividade econômica do município se movimente minimamente para que não fique totalmente parada. Entretanto, o erro de alguns evidentemente prejudicará todos. Terá de haver colaboração dos comerciantes e prestadores de serviços, mas, sobretudo, dos clientes”, frisou Bugalho.

Vale reforçar que a reunião no Teatro Municipal ‘Paulo Roberto Lisbôa’ contou com medidas de higiene e segurança como aferição da temperatura antes de entrar ao local, higienização das mãos com álcool em gel e assentos vedados para que houvesse distância segura entre os presentes.

Além de Bugalho e Portelinha, compuseram a mesa da reunião o promotor de Justiça da Saúde, Marcelo Creste, o secretário de Saúde, Valmir da Silva Pinto, a supervisora da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), Elaine Bertacco, além do diretor do DRS-XI (Departamento Regional de Saúde) e da representante do órgão no Comitê, Jorge Chihara e Marlene Mendes Silva Damaceno, respectivamente.

Entre os participantes da reunião, estiveram presentes os deputados estaduais Ed Thomas e Mauro Bragato, o presidente da Câmara Municipal, o vereador Demerson Dias, entre outros representantes de diversos segmentos.