Bugalho lidera movimento de prefeitos que solicitam adequações em decreto estadual

13/04/2020

 

O prefeito de Presidente Prudente, Nelson Bugalho, liderou nesta segunda-feira (13/04) uma reunião com nove chefes do Executivo de cidades da região para tratar sobre a possibilidade de atendimentos individuais no comércio das cidades do interior que registram baixos índices de casos suspeitos e confirmados do coronavírus, a Covid-19. A proposta já foi encaminhada por duas vezes ao Governo do Estado de São Paulo por Bugalho.

Conforme o chefe do Executivo de Prudente, não se trata da liberação por completo do comércio, mas da possibilidade de que haja o atendimento presencial individual com prévio agendamento, respeitadas todas as normas de higiene e afastamento.

Como exemplo, Bugalho cita que hoje muitos cabeleireiros estão atendendo na residência das clientes, o que não difere da possibilidade de ocorrer o movimento contrário desde que o salão realize o agendamento para que haja o atendimento individual.

O prefeito de Regente Feijó e presidente da Umas (União dos Municípios da Alta Sorocabana), Marco Rocha, destaca que os chefes do Executivo estão preocupados com a pandemia e com as consequências que serão causadas por ela.

“Estamos prevendo uma dificuldade com efeitos catastróficos que é a crise econômica que acarretará em empresas demitindo funcionários e fechando, indústrias que produzem e não têm para quem vender, os agricultores enfrentando a mesma realidade, enfim. Não podemos ficar inertes vendo tamanha destruição da economia”, pontua Rocha.

Assim, Rocha afirma que os prefeitos querem as adequações necessárias no comércio de forma imediata por parte do Governo do Estado de São Paulo, “pois cada região tem sua peculiaridade”.

Seguindo a mesma linha de raciocínio, Bugalho acrescenta que a medida como a solicitada pelos prefeitos não é possível ser adotada em regiões que concentram grande foco da transmissão de coronavírus. “Na região de Prudente é possível desde que em conjunto sejam adotadas medidas cautelosas”.

Além disso, o prefeito de Prudente garante que a decisão pode ser revista a qualquer momento.“Medidas assim que queremos que sejam avaliadas pelo Governo de São Paulo, por meio do Comitê Extraordinário da Covid que existe no Estado para que haja resposta de forma mais rápida. Queremos facilitar, de alguma maneira, o ganha-pão de cada um desses empreendedores”, conclui.

Além dos citados, a reunião contou a presença dos prefeitos de Álvares Machado, Roger Gasques, Anhumas, Genildo Ramineli, Caiabu, David Marques Pinheiro, Narandiba, Itamar dos Santos Silva, Santo Anastácio, Roberto Volpe, e Taciba, Alair Antônio Batista. Participaram ainda os representantes de Presidente Bernardes, sendo o diretor de Administração, Ney Perri Neto, e de Santo Expedito, o procurador Juliano Martins Costa.