Bugalho esclarece efeitos da prorrogação do decreto do Governo do Estado

17/04/2020

 

Em conferência virtual realizada nesta sexta-feira (17/04), o prefeito Nelson Bugalho questionou os representantes do Governo do Estado de São Paulo sobre a possibilidade de serem permitidos atendimentos presenciais individuais no comércio de Presidente Prudente e região, haja vista que o cenário apresentado de casos de coronavírus, a Covid-19, é diferente da região metropolitana.

Conforme o prefeito, foi informado que as ações de enfrentamento à Covid-19 têm de receber tratamento homogêneo entre os 645 municípios paulistas, uma vez que se forem abertas exceções a doença poderá se espalhar por todo Estado de São Paulo ou até mesmo pelo país.

“Temos que continuar respeitando a quarentena, não temos como contrariar essa decisão. A questão que o município também pode legislar sobre proteção à saúde, é que ele pode ir além, ou seja, ser mais punitivo ou restritivo e não mais permissivo. O município não pode fazer nada que vá contra a determinação do Estado”, esclarece.

Diante do cenário de Prudente, que registra seis casos confirmados da doença e outros 164 descartados, Bugalho explica que entende que seria possível permitir atendimento presencial individual desde que fossem adotadas regras de segurança e medidas de higienização.

“Não podemos fazer isso [flexibilizar]. Gostaríamos de poder fazer, pois a realidade do interior é diferente da metropolitana, mas por ora não existe essa abertura na legislação estadual para que façamos dessa forma”.

É importante ressaltar que durante anúncio da prorrogação da quarentena, o governador João Doria foi questionado se há a possibilidade de haver a flexibilização no comércio do interior do Estado. Na oportunidade, Doria foi categórico ao afirmar que não há relaxamento e nem diminuição do índice de contaminação no interior.

“Nesta quarentena, a decisão amparada na ciência foi mantê-la como está. Para etapa posterior, se houver uma boa resposta da população, sobretudo a do interior e do litoral, [a decisão] poderá ser reavaliada”, comentou Doria.

Participaram da videoconferência citada por Bugalho, o coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, David Uip, os secretários do Estado de Saúde e Desenvolvimento Regional, José Henrique Germann e Marco Vinholi, respectivamente, além de prefeitos das dez regiões administrativas do interior paulista.