Banda Terra Celta traz ao Sesc Thermas  seu folk rock enérgico e performático

11/09/2018

 

Grupo londrinense se apresenta neste sábado (15), às 16h. Entrada é gratuita.
 Fim de semana prolongado segue com intensa programação

Com influências da música folclórica europeia e em especial a música tradicional da Irlanda e Escócia, a banda Terra Celta traz ao público do Sesc Thermas de Presidente Prudente, neste sábado (15), um folk rock enérgico e performático. O show começa às 16h, com entrada gratuita.

Valendo-se de canções divertidas e dançantes, com elementos da música celta e brasileira, o grupo formado em 2005, em Londrina (PR), apresenta um show interativo, convidando todos a entrarem na dança. Ao longo da carreira, o grupo coleciona apresentações em festivais nacionais e internacionais, incluindo o Rock in Rio, no qual já se apresentaram três vezes, nas versões do Rio de Janeiro (2013), Lisboa (2014) e Las Vegas (2015).

Formado por Elcio Oliveira, Alexandre Garcia, Edgar Nakandakari, Luiz Fernando Sardo, Eduardo Brancalion e Bruno Guimarães, o grupo não abre mão do traje a caráter, usando o kilt, a famosa saia escocesa, além de tocar instrumentos não tão conhecidos no Brasil, como bouzouk, hurdy gurdy e nyckelharpa, que se misturam ao som de guitarra, baixo, percussão e outros mais sofisticados, como violino e clarinete.

A banda já soma três discos – ‘No Sintoma’ (2007), ‘Folkatrua’ (2010) e ‘Terra Celta’ (2016) – e, em 2017, lançaram o clipe do single ‘Gaia’, música em homenagem à tragédia ambiental de Mariana (MG).

A programação de fim de semana prolongado, por conta do feriado municipal do aniversário de Presidente Prudente na sexta, dia 14, ainda promove uma série de atividades para todos os públicos.

Os prudentinos podem aproveitar o feriado com o show da cantora Josyara, às 16h, na área de convivência do Sesc. A cantora baiana traz influências de artistas como Gal Costa, Chico César, Caetano Veloso e Belchior para suas canções autorais e algumas releituras, todas com o sentimento em comum de cantar o sertão.

Natural de Juazeiro (BA) e radicada há quatro anos em São Paulo (SP), a baiana começou sua carreira aos 14 anos, quando fez sua primeira apresentação. Suas canções também abordam seu cotidiano, os lugares, as vivências, os encontros e os amores, passeando por ritmos como baião, maracatu e samba-reggae.

Após o disco de estreia ‘UniVersos’, produzido de forma independente, em 2012, Josyara acaba de lançar seu novo trabalho, o álbum ‘Mansa Fúria’. O álbum reúne 12 canções que já estavam no repertório da cantora há alguns anos, e se destaca por algumas intervenções eletrônicas, permeando a sonoridade do violão percussivo da artista.

CRIANÇAS

A criançada também pode aproveitar o fim de semana prolongado com a programação infantil do Sesc. Na sexta, às 15h, e no domingo, às 16h, a professora Zirleide Cocato, de Presidente Prudente (SP), comanda a aula aberta Rodas e Brincadeiras Cantadas. As crianças aprendem a valorizar a cultura popular e do folclore, por meio de cantigas de roda e expressão corporal.

No sábado, às 15h, o projeto Quintal de Histórias recebe a pesquisadora de literaturas Daniela de Brito, de São José do Rio Preto (SP), com a contação O Pote Vazio. A história da vez é a de um imperador da China que procura um sucessor. Para escolhê-lo, ele distribui sementes para as crianças do reino, pede para que plantem e apresentem o resultado um ano depois.

Apesar de cuidar de seu vaso, o jovem Ping vê nada florescer, e logo chega o dia de mostrar o pote vazio ao imperador. Ao final da contação, inspiradas pela história, as crianças serão estimuladas a plantar sementes em pequenos vasos.

A diversão continua no domingo, com o espetáculo Cine Circo, apresentado às 15h, pelos palhaços Joel e Olegário. A dupla é apaixonada por cinema, mas péssima na atuação. Cansados de fazer figuração em filmes alheios, decidem fazer cinema de um jeito próprio e engraçado: sendo os protagonistas. Com cenas espetaculares de luta, magia, ficção, ação e música, fazem uma grande bagunça no circo.

Em seguida, às 16h, os pequenos podem participar da oficina Construção de Dinossauros, ministrada pelo educador do Espaço de Tecnologia e Artes do Sesc (ETA), Leandro Barbosa. Na atividade, as crianças constroem dinossauros coloridos em papel, enquanto os pais são convidados a fazerem um quizz sobre esses animais. Para participar, basta retirar uma senha na Central de Atendimento do Sesc, no dia da atividade.

ESPORTE

A programação também promove atividades esportivas. No sábado, há o Festival de Futebol de Mesa, às 15h. O público pode participar do torneio aberto para todas as idades deste jogo que fez parte da infância de muitos brasileiros, também conhecido como futebol de botão. No domingo, a mesa muda e é a vez do Festival de Tênis de Mesa, com início às 9h. Não há necessidade de inscrição. O torneio constitui várias etapas para quatro categorias: até 12 anos, iniciantes, comerciários e avançado. As inscrições são feitas no local da atividade.

Quem prefere relaxar e se livrar de tensões, pode participar da vivência Meditação Atenção Plena, ainda no domingo, às 10h. Os participantes aprendem técnicas dessa prática meditativa oriental, também conhecida pelo termo em inglês mindfulness, que visa buscar o controle sobre a capacidade de concentração nas atividades, experiências e sensações do presente. A atividade é gratuita e não necessita de inscrição prévia.

SERVIÇO

 

PROGRAMAÇÃO DE FIM DE SEMANA PROLONGADO

 

Aula Aberta – Rodas e Brincadeiras Cantadas

Com a professora Zirleide Cocato, de Presidente Prudente (SP).

Dias 14 e 16 de setembro, sexta e domingo, às 15h.

No Quintal do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Múltiplos Sons – Show ‘Josyara’

Dia 14 de setembro, sexta-feira, às 16h.

Na Área de Convivência do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Torneio – Festival de Futebol de Mesa

Dia 15 de setembro, sábado, às 15h.

Na Área de Convivência do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: 16 anos.

 

Quintal de Histórias – Contação ‘O Pote Vazio’

Com Daniela de Brito, de São José do Rio Preto (SP).

Dia 15 de setembro, sábado, às 15h.

No Quintal do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Múltiplos Sons – Show ‘Terra Celta’

Dia 15 de setembro, sábado, às 16h.

Na Área de Convivência do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Torneio – Festival de Tênis de Mesa

Dia 16 de setembro, domingo, às 9h.

Na Área de Convivência do Sesc Thermas.

Inscrições no local da atividade. 10 vagas por categoria.

Grátis. Classificação indicativa: a partir de 16 anos.

 

Vivência – Meditação Atenção Plena

Com Espaço Ki, de São Paulo (SP).

Dia 16 de setembro, domingo, às 10h.

No Quintal do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Arte em Cena – Espetáculo ‘Cine Circo’

Com os palhaços Joel e Olegário, de São Paulo (SP).

Dia 16 de setembro, domingo, às 15h.

Na Área de Convivência do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Brincando com Arte – Oficina ‘Construção de Dinossauros’

Com o educador do Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc.

Dia 16 de setembro, domingo, às 16h.

No Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Thermas.

Retirada de senhas na Central de Atendimento no dia da atividade. Vagas limitadas.

Grátis. Classificação indicativa: até 12 anos.