Áudio mentiroso no Whats App diz que prefeitura de Prudente multa motoristas sem máscara

28/04/2020

Semob desmente fake news sobre multas a motoristas sem máscaras

 

Entrou em vigor nesta terça-feira (28/04) o decreto       nº 80.336, que determina o uso de máscaras em espaços públicos, estabelecimentos essenciais (como supermercados, farmácias e padarias) e nos serviços de transporte (ônibus, táxis e transporte por aplicativo).

Por se tratar de uma regra nova, é natural que haja dúvida nos primeiros dias, por isso fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedepp) têm feito a orientação de pedestres e comerciantes quanto à importância do uso da máscara para conter o avanço da pandemia em Prudente.

Infelizmente, ainda há quem se aproveita deste momento de incertezas para produzir e compartilhar notícias falsas, as chamadas fake news, que tornam o processo de adaptação ainda mais complexo. Desde a manhã de hoje, tem circulado nas redes sociais um áudio em que a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) estaria supostamente multando pessoas dirigindo seus próprios veículos sem máscaras.

De acordo com o titular da pasta, Adauto Lúcio Cardoso, esta informação não é verdadeira e não há qualquer tipo de orientação neste sentido. É importante ressaltar que os trabalhos de fiscalização neste primeiro momento são voltados a orientação, para que as empresas e os cidadãos se adéquem à nova realidade.

Conforme o médico infectologista Alexandre Martins Portelinha Filho, há um estudo que aponta que se a pessoa com Covid-19 estiver conversando com outra pessoa em uma distância considerável, as chances de contágio são de 80%. Caso somente o doente esteja usando máscara, o percentual diminui para 20%. Se ambas as pessoas estiveram utilizando, o risco cai para 1,5%.