Após pedido de prefeito, Dória libera R$ 11 mi a HC e anuncia envio de testes para covid

24/06/2021

 

O governador João Dória esteve em Presidente Prudente nesta quinta-feira (24) para uma série de anúncios destinados ao desenvolvimento regional, acompanhado de secretários de Estado, deputados estaduais e assessores. Durante os discursos das autoridades, o prefeito e anfitrião da cerimônia, Ed Thomas, apresentou ao governador demandas importantes da cidade, entre as quais o envio de testes para a covid-19 e o apoio estadual ao Hospital do Câncer.

Ambas as solicitações foram prontamente aceitas por João Dória, que, em seu pronunciamento, garantiu que destinará mais testes para diagnóstico da covid-19 para a cidade, visto que Prudente está localizada geograficamente a poucos quilômetros do Mato Grosso do Sul e Paraná.  “Esta é uma reivindicação justa e necessária, já que a região de Prudente é a porta de entrada do Estado”, declarou Dória. Ele também prometeu o repasse de R$ 11 milhões ao HC, que recentemente foi credenciado junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) pelo governo federal.

 

Aglomeração urbana

A solenidade ocorreu no Teatro César Cava, Campus 1 da Unoeste, e marcou a criação da Aglomeração Urbana de Presidente Prudente, com a presença de prefeitos e vereadores de municípios de toda a região.  A ação faz parte do Programa Pontal 2030, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Regional lançada em 2021 com o objetivo de alavancar o índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região do extremo oeste do Estado. A criação do Aglomerado facilita o planejamento, a gestão e a execução das funções públicas de interesse regional, além de criar instrumentos para uma governança interfederativa.

“Transformar o Pontal e ter Presidente Prudente como sede da base para a aglomeração urbana facilita o acesso a recursos para obras em todos os setores, seja no âmbito estadual, federal e internacional. É uma nova etapa na vida do Pontal”, afirmou Doria.

O prefeito Ed Thomas tratou o ato como “um dia histórico” para toda a região do Pontal do Paranapanema. “Esperamos que este seja o início de um novo tempo. Chegou a hora de nos unirmos e irmos para o enfrentamento, de buscarmos o desenvolvimento da região em todos os setores, e a criação desta aglomeração urbana vem para dar condições de atingirmos este objetivo”, discursou Ed às autoridades presentes.

Estiveram presentes no encontro os deputados estaduais Mauro Bragato, Vinicius Camarinha e Thiago Auricchio, os secretários de Estado Itamar Borges (Agricultura e Abastecimento), Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional), Fernando José da Costa (Justiça e Cidadania) e Walter Nyakas Júnior (Secretário-Chefe da Casa Militar), o presidente da Câmara Demerson Dias, os vereadores Natalhia Gonzaga, Professor Negativo, Ivan Itamar e Joãozinho da Saúde, entre outras autoridades.