Após campanha com fonte vermelha, Hemonúcleo registra alta de 35% nas doações

30/06/2021

As ações de conscientização realizadas pela Prefeitura de Presidente Prudente para alertar sobre a importância da doação de sangue, que incluiu a fonte da Praça 9 de Julho com água vermelha, resultaram em um aumento de 35% no estoque do hemonúcleo da Santa Casa de Misericórdia.

De acordo com gerente de enfermagem da instituição, Elaine Cristina Negri Santos, houve um aumento significativo nas doações. “Os doadores comentaram bastante sobre a fonte da praça. Se sentiram homenageados”, declarou.

Conforme os dados apontados pela agente em captação do Hemonúcleo, Zenaide Brito Bonfim Correia Martins, a doação voluntária após a campanha foi expressiva, porém as doações voltaram a cair nos últimos dias.

A instituição ressalta que ainda necessita de doadores. Para doar, é preciso estar em boas condições de saúde e comparecer munido de documento com foto. Homens precisam ter mais de 50 quilos, com doações espaçadas a cada 60 dias. Já as mulheres precisam ter mais de 51 quilos e podem doar a cada três meses.

Zenaide explica que caso o doador tenha sido positivado com a Covid-19, precisa esperar 30 dias após a alta médica. Também há regras para quem foi vacinado nos últimos dias, com prazos variados, conforme a tecnologia utilizada na composição, se vírus ou bactérias vivos e atenuados ou se vírus ou bactérias mortas, toxóides ou recombinantes.

Para os interessados, as doações podem ser realizadas no banco de sangue do Hospital Regional todos os dias da semana, das 07h às 17h, e no Hemonúcleo da Santa Casa de Misericórdia, das 07h às 17h de segunda a sexta, e aos sábados das 7h às 12h.