Alunos do Cidadescola têm aulas de criatividade no Inova Kids

04/04/2018

Laboratório de Criatividade. O próprio nome já diz tudo. Neste espaço, as crianças podem literalmente ‘pintar o sete’, mas é claro, sempre de acordo com o conteúdo dado em sala de aula e com o que é pedido pelo professor Itamar Xavier de Camargo, responsável pela oficina.

E se na Oficina de Ciências I o silêncio toma conta da sala em alguns momentos, no Laboratório de Criatividade ele quase não é frequente. Isso porque a todo o momento os meninos e meninas querem a opinião do professor sobre o que estão criando.

Entretanto, nesta oficina os alunos não vão somente desenhar não. Segundo Itamar, eles vão produzir arte a partir de lixo eletrônico, materiais reciclados, ferramentas tecnológicas, entre outros. “Não tem como produzir arte se não for criativo e não tem como ser criativo se não tiver conhecimento do que existe. Precisa unir o conhecimento ao que já existe”, pontua.

Assim sendo, além de poder aflorar o lado criativo, durante a Oficina de Criatividade os alunos aprendem técnicas de grafite, desenho, pintura, bem como a história da arte. “A arte tem o poder de chamar a atenção, fazer as crianças se interessarem. Elas participam e ficam ansiosas para fazerem tudo que é proposto”, explica.

Embora em alguns momentos os alunos tenham que parar para aprender determinada técnica, logo depois “eles têm toda liberdade para produzir do jeito como quiserem e a partir do que aprenderam”.

Além do Laboratório de Criatividade, as crianças têm ainda oficinas Ciências e Robótica I e II, Informática, Culinária e Realidade Virtual. As atividades são realizadas pelo Governo Municipal por meio da parceria entre a Fundação Inova Prudente e as secretarias de Educação (Seduc) e Tecnologia da Informação (Setec). Semanalmente serão 2 mil atendimentos às crianças do Cidadescola, com idades entre 6 e 11 anos.