Ação promove integração entre jovens do Cras Alexandrina e idosos da Vila da Dignidade

30/05/2018

Uma troca de experiência que contribui para aprendizado  e convivência entre  crianças  e idosos e para estreitar os laços entre as gerações.  Este foi o principal objetivo do encontro que foi realizado nesta terça -feira (29/5), na Vila da Dignidade, e que reuniu os idosos da Vila da Dignidade com as crianças atendidas no Projeto Criança Cidadã do CRAS- Centro de Referência  de  Assistência Social do Parque  Alexandrina.

Participaram dois grupos de crianças e adolescentes que frequentam o “Criança Cidadã.

Durante as visitas as crianças demostraram interesse em saber como é a vida dos idosos e levaram presentinhos preparados por elas,  vasos produzidos com material reciclável, cultivados  com mudas de verdura e flores de papel. Já os idosos presentearam as crianças com bombons e com lanche com direito a bolo e chocolate quente.

Segundo os educadores,  a ação é uma forma de mostrar para as crianças e adolescentes atendidos a  condição física e comportamental dos  idosos  e contribuir para o estreitamento de vínculos.

 O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Secretaria Municipal de Assistência Social, atende aproximadamente 310 crianças e adolescentes em quatro núcleos descentralizados:  do Parque Alexandrina, Morada do Sol,Nochete e Jardim Sabará, em horário contrário ao escolar.

O serviço oferece  diariamente atividades com temas transversais (cidadania, prevenção as violências, prevenção ao trabalho Infantil etc) realizadas pelos educadores sociais, que são a referência dos grupos, e também atividades na área de esporte, lazer e atividade artísticas como  karatê, música, capoeira, grafite, hip hop, entre outras.