Ação ambiental recolhe duas toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos

26/06/2018

Duas toneladas de embalagens de agrotóxico descartadas. Este é o balanço parcial do recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos que teve início nesta segunda-feira (25), e será concluído nesta terça-feira (26), no Recinto de Exposições de Presidente Prudente.

O descarte correto de embalagens de agrotóxico está previsto em lei, desta forma, o Governo de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedepp) e Associação Regional de Recebimento e Prensagem de Embalagens Vazias (Arpev) realizaram uma parceria para o recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos.

 O descarte poderá ser feito até esta terça-feira (26) das 8h às 16h e faz parte das diretrizes do Programa Município VerdeAzul, segundo a interlocutora do programa Eliana D’Arce Ropelli Junqueira, da Semea, Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Luciano Taveira, diretor executivo da Arpev, informa que todas as embalagens recolhidas estão sendo enviadas até o barracão da cooperativa em Paraguaçu Paulista. “É um local apropriado no qual o material é separado, prensado e segue para o descarte adequado”, afirmou.

O produtor rural Antônio Donizete Ferreira, de Taciba, que planta soja e milho juntou durante seis meses as embalagens em um local adequado. Ele entregou mais de mil embalagens vazias e recebeu uma declaração atestando o descarte correto. “E muito importante a gente ter um local correto para descartar, não deixar jogado na propriedade, evita a degradação do meio ambiente e traz mais segurança para todos”, afirmou.

O produtor de leite, Luiz Aparecido dos Santos, veio de Euclides da Cunha para entregar as embalagens vazias dele e de outros seis vizinhos do lote, onde também cultiva mandioca. “Todos os anos eu entrego as embalagens. Uma facilidade ser aqui, mas já fui até Paraguaçu também para poder cumprir a legislação”, afirmou.

O trabalho de recolhimento é realizado desde 2005 em parceria com a Defesa Agropecuária. De lá pra cá foram atendidos 332 agricultores e foram entregues 195.206 embalagens, o que resultou em 34.806 kg de embalagens com destino ambientalmente correto.

O recolhimento é  obrigatório conforme determina a Lei 9974 de 06 de junho de 2000, e o Decreto 4.074 de 04 de janeiro de 2002, que tratam da obrigatoriedade da devolução das embalagens vazias de agrotóxicos por parte dos usuários para que elas tenham um destino ambiental correto e seguro.