Abertura da Semana de Tecnologia apresenta parceiros e atividades que serão desenvolvidas

19/10/2020

 

 

Foi realizada na Inova Prudente, a abertura da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento (SMCTID). O evento ocorreu de forma presencial, seguindo todas as recomendações de prevenção à Covid-19, e contou com a presença de apoiadores, representantes das organizações, instituições de ensino médio e superior e do Conselho Municipal de Tecnologia e Inovação.

 

Dando início ao evento, o secretário de Tecnologia, Rogério Alessi, e o diretor-presidente da fundação, Bruno Carnelóss, explicaram como será a semana e agradeceram a parceria e o trabalho desenvolvido pelas Instituições de Ensino de Presidente Prudente. “Acreditamos que construindo pontes, conseguimos desenvolver a cidade. O trabalho que estamos fazendo junto as IES com certeza será um grande diferencial para a população”, comentou Alessi.

 

Na sequência, os representantes das IES de Presidente Prudente, como a Fatec, Unoeste, Toledo, Unesp, APTA, tiveram a palavra e comentaram sobre como as instituições estão se prepararam para a SMCTID e as expectativas para a realização da terceira edição. 

 

A gestora de pós-graduação da Toledo Prudente, Daysa Andrade Oliveira, disse que essa é uma oportunidade de trabalhar a tecnologia e inovação com a educação. A representante da Fatec de Prudente, Elaine Parra Affonso, destacou que “essa iniciativa promove uma disseminação enorme de informação e conhecimento”. “Podemos atingir diversos públicos com esse formato online”.

 

Já a professora do departamento de Física da Unesp, Priscila Alessio Constantino, complementou apontando que é uma parceria que vem dando certo e que “essas iniciativas só têm a acrescentar tanto para a Inova quanto para as instituições participantes”.

 

Sobre o evento – A SMCTID teve início no sábado (17) e seguirá até esta sexta-feira (23), sendo totalmente online e gratuita, contando com mais de 30 atrações entre palestras, mesa-redonda, games e apresentações voltadas para todos os públicos. Além disso, vídeos sobre uma feira de ciências remota desenvolvida por alunos da Universidade Estadual Paulista (Unesp) também estarão disponíveis no site.

 

Um grande diferencial da SMCTID neste ano será a emissão de certificados ao final do evento para todos aqueles que se inscreverem e participarem, podendo até mesmo contar como atividades extracurriculares em comum acordo com os coordenadores de cada curso e instituição.

 

Para Ronaldo Correia, professor da Unesp, esse é um formato para atrair mais alunos e gerar certificados também, que é um grande atrativo para aqueles que precisam de horas complementares. Sobre a semana, ele comentou que “é um sonho de todas as instituições de ensino de Prudente”. “Estamos conseguindo chegar longe, mesmo com a pandemia e com este formato diferente. É apenas o começo”.

 

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Adilson Eduardo Guelfi, complementou que “o trabalho que está sendo feito em grupo vai gerar muitos frutos”. “Estamos conseguindo fazer algo que não é simples, mas vamos conseguir fazer com que a região esteja em uma boa posição econômica”.

 

Aqueles que não acompanharam a transmissão da abertura em tempo real e desejam assisti-la para entender melhor sobre a SMCTID, basta acessar o canal no YouTube.

 

Serviço – Para se inscrever e saber mais sobre a programação e os palestrantes, acesse: www.semanamunicipal.com.br.