Abertura da 2ª Batatec consagra a batata-doce como força do agronegócio regional

15/06/2019

 

Com a expectativa de atrair mais de 20 mil pessoas ao Centro de Eventos do IBC entre os dias 14 e 16 de junho, foi aberta oficialmente nesta sexta-feira (14/06), a 2ª edição da Batatec- Feira Tecnológica da Batata-Doce. O evento é uma realização do governo de Presidente Prudente em parceria com a Aprobarpp- Associação dos Produtores de Batata Doce de Prudente e região.

A cerimônia de abertura contou com a presença de produtores rurais, autoridades, engenheiros agrônomos, técnicos e representantes comercias de empresas ligadas ao agronegócio.

O governo do estado de São Paulo e a secretaria estadual de agricultura e abastecimento estavam representados pelo coordenador da Codeagro- Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios, Diógenes Kassaoka, que elogiou a iniciativa. “ Foi um grande esforço dos organizadores promover o evento, tanto é que todos os secretários de estado do governo de São Paulo estão cientes deste evento e, hoje conhecem a batata-doce e a cerveja de batata-doce produzida aqui em Presidente Prudente e região. Vocês estão de parabéns ao organizar e divulgar um evento que movimenta a economia regional”, afirmou Kassaoka.

O prefeito Nelson Bugalho agradeceu o esforço de todas as secretárias e de todos os parceiros que contribuíram para transformar o evento em um sucesso de público e negócios. “ Estamos aqui com representantes de praticamente todos os estados brasileiros. Foi um desafio organizar a primeira edição e graças ao esforço de todos nossa feira está ganhando destaque nacional, e já se firmou como uma grande vocação do agronegócio regional”, disse o prefeito.

O presidente da Aprobarpp, produtor rural Luiz Rocha disse que está otimista com esta segunda edição da feira. “ O censo de 2016 apontava nossa região como a segunda maior produtora do Brasil, tenho certeza que graças ao incentivo que recebemos do governo de Prudente e ao esforço dos nossos produtores rurais e nossos parceiros, no próximo censo estaremos em primeiro lugar”, afirmou.

O empresário do setor de Biotecnologia, Jean Moura, veio do Ceará para prestigiar a festa. Ele produz mudas clonadas de batata - doce e disse que desta vez veio para conhecer o evento, mas na próxima terá um estande na feira. “ Estou impressionado com a organização. Moro em Fortaleza e fiquei sabendo do evento por meio de um grupo de discussão do qual participo em rede social. Achei tudo excelente, superou as minhas expectativas e vou participar de todas as edições”, afirmou Moura.

O evento conta com o apoio de parceiros como Unoeste, Fatec, Unesp, Senai São Paulo, Embrapa, Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (antiga Cati), Sebrae/ SP , APTA e Etec.

Participaram do evento os deputados estaduais, Mauro Bragato, Ed Thomas e os vereadores Natanael dos Santos, Isaque Silva, Elza do Gás, João Tabosa, Wellington Bozzo e o presidente da Câmara, Demerson Dias. A vereadora Alba Lucena enviou representante. O comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar Major Carlos Olivetti e o Comandante do CPI 8, Coronel Franco Nassaro também participaram da abertura da Batatec, que contou ainda com os secretários municipais entre eles Carlos Alberto da Silva Corrêa, Casa Grande, titular da Sedepp, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, organizadora do evento.

 

Gastronomia

Durante o evento foram conhecidos os vencedores do concurso culinário organizado em parceria com a TV Fronteira, o “ Receitando”. Os vencedores foram Franci Quirino Carvalho, com o prato caracol de batata-doce. Adriana Santa Santos ficou em segundo lugar, com o prato Quiche de batata- doce ao molho cremoso de frango e o terceiro colocado foi José Quirino Carvalho, com o o sorvete de batata doce. As premiações foram em dinheiro e em vale compras.

Entre os diversos atrativos da 2ª Feira Tecnológica da Batata-Doce ,a praça de alimentação é a mais cobiçada pelo público. Neste ano, serão 21 estabelecimentos dedicados a oferecer uma variedade de pratos, lanches, doces e bebidas feitos à base do tubérculo.

De acordo com o organizador da feira, Marcelo Costilho, a novidade deste ano é a inclusão da culinária japonesa, com o tempurá de batata-doce. Além dela, outros pratos que poderão ser degustados no evento são nhoque de batata-doce recheado com queijo, rocambole de carne moída com massa de batata-doce, frango com requeijão e carne seca, coxinha de frango e carne, pudim de batata- doce, pão de queijo de batata-doce, escondidinho de carne moída e carne seca, pão recheado com requeijão, pão recheado com frango e requeijão, brigadeiro e beijinho de batata-doce, bolo, docinhos, hambúrgueres com pão de batata- doce e hambúrgueres com chips de batata-doce, churros de batata-doce e assados.

É importante lembrar que a praça de alimentação estará dividida em duas partes: na área interna e na área externa do IBC – nesta última, serão estacionados os food trucks com vários lanches e petiscos, além das entidades assistenciais que venderão bebidas não-alcoólicas.

Caixas estão distribuídos em pontos diferentes, dentro e fora do salão, para que o público possa trocar o dinheiro pelas fichas oficiais do evento. Segundo Costilho, será possível usar cartão de crédito e débito.