8ª SIPAT tem início com palestra sobre cuidados com o corpo e a voz

17/09/2018

 

Teve início nesta segunda-feira (17/09) a 8ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), voltada a todos os servidores  lotados nas secretarias e departamentos do Governo de Presidente Prudente. A abertura ocorreu na sala de cinema “Condessa Filomena Matarazzo”, no Centro Cultural Matarazzo, e contou com palestra da fonoaudióloga do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Meire Judai.

De acordo com a presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Cleonice de Souza Bispo Pereira, o objetivo da Sipat “é esclarecer o trabalhador quanto à importância de usar os Equipamentos Proteção Individual (EPIs) e tomar todas as precauções necessárias, visando a evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais”, declarou.

Na palestra que abriu os trabalhos da semana, Judai abordou a importância de exercitar a boa comunicação (verbal e não verbal) em nosso dia a dia, de forma a melhorar as relações profissionais e interpessoais. Por meio de orientações simples, como estabelecer contato visual durante o diálogo, ter uma postura adequada, evitar gestos que sugiram dúvida, aborrecimento, entre outras impressões negativas.

Judai ainda deu dicas valiosas para preservar a qualidade da voz, como evitar o álcool, o fumo, falar em grande intensidade, falar sem respirar, entre outras informações.

A programação da Sipat tem continuidade nesta terça-feira (18/09), às 7h, em que servidores da Secretaria de Obras e de Meio Ambiente passarão por Testes Rápidos de sífilis, hepatites e HIV, além de Avaliação bucal, por profissionais do Programa DST/ Aids. A ação ocorre a partir das 7h, no Parque de Obras.