3º Dia da Semana de Inovação discute como  a tecnologia pode ajudar a administrar as cidades 

17/10/2018

 

A primeira Semana Municipal de Ciência, Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento chega ao terceiro dia nesta quarta-feira (17/10) e segue com programação até este sábado (20) na Fundação Inova Prudente.

No período da manhã,  houve o 1º Encontro Cidades Digitais, que reuniu cerca de 60 autoridades de aproximadamente 30 cidades da região. Já no período da tarde, ocorreu o workshop ‘Aplicações móveis com Android’, ministrado por André Primo.

Conforme André, o workshop foi mais voltado àqueles que tivessem noções de programação ou até mesmo de lógica. “Segui o ritmo dos participantes para que eles pudessem sair do curso capazes de fazer alguma aplicação básica, para fazer algo mais complexo seriam necessários vários dias. Mostrei uma forma mais simplificada de como fazer aplicativos utilizando o Java Android, uma plataforma livre que qualquer um pode instalar”, explica.

Durante o encontro, o responsável pelo Departamento de Tecnologia e Governo Eletrônico de Assis- SP, Adriano Romagnoli Pires, explanou sobre a implantação do Diário Oficial Eletrônico no município e a economia gerada. “Inicialmente, tivemos que fazer um trabalho de conscientização, pois a cultura era de impressão. Com o Diário, [implantado em março de 2017] tivemos economia de mais R$ 100 mil com publicidade e de quase 8 milhões de páginas, o que reflete em preservação do meio ambiente”, apresentou.

Para Adriano, o Encontro Cidades Digitais possibilita que os municípios partilhem experiência positivas que os outros também podem utilizar, o que, segundo ele, é muito importante. “O ponto forte hoje em gestão é cortar custos, e a tecnologia e inovação têm tudo a ver com isso, pois você faz mais com menos e com mais eficiência. Prudente, por ser cidade polo, tem essa autoridade moral e responsabilidade de trazer os municípios da região para discutir. Esse espaço é fantástico para isso”, elogiou.

Por fim, o secretário de Tecnologia de Prudente, Rogério Alessi, que acompanhou o Encontro Cidades Digitais, disse que é uma iniciativa do Governo Municipal para promover integração entre os municípios. “Entendemos que algo que um município adotou, possa ser compartilhado a outros, pois os problemas que podem ser resolvidos com uso da tecnologia são muito semelhantes. Com a escassez de recursos, entendemos que fica mais viável as prefeituras socializarem como estão resolvendo os problemas utilizando a tecnologia”, concluiu.

Além de Adriano, o Encontro Cidades Digitais contou com palestras de Milton Tsukamoto, proprietário da Credsat, que apresentou o gerenciamento de atendimento com senhas e painéis eletrônicos; Mário Romagnoli, diretor-executivo da Ordem Público, falou sobre o SUAS (Sistema Único da Assistência Social); e Luis Isique, que explanou sobre” cases” reais e de sucesso da Intepp (Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente).

O evento contou ainda com Carlos Roberto Shinkado Júnior, da Diniz Soft, que abordou os ‘Impactos da gestão digital trabalhista nos órgãos públicos’; e Marcelo Rosa, que falou sobre o georreferenciamento, inclusive dando como exemplo o caso utilizado na Rede Municipal de Ensino de Prudente.

A programação desta quarta-feira (17) conta ainda com o Seminário Toledo Prudente de Direito Digital. A ação, que será das 19h às 22h e terá como mediador Luís Fernando Nogueira, e terá  os painelistas Edson Freitas de Oliveira, Guilherme Padro Bohac de Haro e Rafael Aragos. Na oportunidade, será explanado sobre os temas ‘Lei de Proteção de Dados’, ‘Direito Autoral e Registro de Software e de Marc’, ‘Marco Civil da Internet e Política de Privacidade’ e ‘Código de Defesa do Consumidor no B2C’, além de outras questões que interferem diretamente no seu negócio ou na startup.