11º Mutirão do Lixo Eletrônico ocorrerá dia 9 de junho no Parque do Povo

22/05/2018

O 11º Mutirão do Lixo Eletrônico ocorrerá no sábado dia 9 de junho 2018, no Parque do Povo de Prudente, das 8h às 16h. A concentração será Avenida 14 de Setembro, em frente à TV Fronteira, com quatro carretas e bags para separação dos resíduos. Neste ano, a expectativa é de receber 60 toneladas de lixos eletrônicos.

No sábado (9/06), simultaneamente ocorrerá recolhimento de lixos eletrônicos no Conjunto Habitacional Ana Jacinta das 9h às 13h, em frente à UBS do Ana Jacinta, (mesmo local dos anos anteriores).

Neste ano, o mutirão segue a mesma logística, na véspera sexta-feira (8), das 8h às 15h, os caminhões percorrem os distritos e seguirá a sequência: Ameliópolis, Eneida, Floresta do Sul e Montalvão. O descarte poderá ser feito nas principais praças.

No mutirão serão entregues mais de 3 mil papa-pilhas e os participantes também receberão  cupons para concorrer ao sorteio de brindes. Serão 10 bicicletas; 1 Tablet; 1 Notebook e 1 Videogame. Os sorteios ocorrerão no término do evento às 16h, no local.

Para a aquisição dos brindes, o mutirão conta com apoio da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), através das Faculdades de Engenharia Ambiental, Agronomia e Mestrado em Educação, que também participam com mais de 230 acadêmicos voluntários.

De acordo com o secretário municipal de Tecnologia Rogério Alessi, os itens mais descartados são: pilhas, celulares, televisores, monitores, carregadores, itens de informática como mouse, cabos, aparelhos eletrônicos em geral.

A respeito do descarte de lâmpadas o secretário alerta que neste caso, não poderá ser entregue no mutirão já que existe uma logística reversa especifica para esse tipo de produto, nas empresas que vendem os mesmos.

O mutirão é realizado pelo Governo de Prudente através da Secretaria Municipal de Tecnologia (Setec), apoio das Secretarias Municipais, Inova Prudente, Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) e apoio institucional da CETESB.

O Mutirão do Lixo Eletrônico é realizado em Prudente desde 2009, sendo que atualmente é um dos maiores do Brasil de responsabilidade ambiental.  Nesta 11ª edição os lixos serão recolhidos pela empresa: SILCON AMBIENTAL de Cerqueira César-SP, sem custos para o município.

Neste ano, os voluntários estarão identificados com camisetas na cor amarela alusiva ao ano da Copa do Mundo.

 

- Novidade na 11ª Edição do Mutirão do Lixo Eletrônico

A novidade será a tenda do Programa Cidadescola, no espaço os alunos irão desenvolver trabalhos materiais de arte e objetos confeccionados com lixo eletrônico, sob a coordenação do professor Itamar Xavier de Camargo.

 

Confira a programação do 11º Mutirão do Lixo Eletrônico:

Sexta-feira (8) distritos:

Ameliópolis 8h30 às 9h00 /

Eneida: 9h30 às 10h00 /

Floresta do Sul 10h30 às 11h00 /

Montalvão 14h00 às 15h00

Sábado (9): Parque do Povo das 8h às 16h / Conjunto Ana Jacinta das 9h às 13h