1ª Batatec vai de sexta até domingo no Centro de Eventos IBC

07/06/2018

O governo de Presidente Prudente, por meio da Sedepp (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), promove  de 15 a 17 de junho  a  1ª Batatec  - Feira Tecnológica da Batata-Doce . A feira tem início nesta sexta –feira (15)  às 19h no Centro de Eventos IBC, com show de Elly Guimarães. Logo em seguida, às 19h30, ocorre a palestra sobre o tema “Empreendedorismo no Agronegócio” .

O evento será encerrado no domingo (17) e contará com telão a partir das 15h,  que exibirá o primeiro jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. O evento  vai reunir produtores rurais, técnicos e especialistas da cadeia produtiva da batata doce.

Segundo os organizadores, será um programa ideal para quem também quer  fazer um passeio com a família e aproveitar para  conhecer novidades e saborear pratos deliciosos, receitas inovadoras, além de  bebidas como cerveja de batata-doce, pois contará com Praça de Alimentação.

Considerada a “preferida das academias” por ser mais nutritiva que a batata comum, e ajudar para quem quer perder peso, pois possui baixo índice glicêmico , ou seja, o amido não é processado imediatamente no organismo, ela é abundante na região de Presidente Prudente, considerada a maior região produtora do estado de São Paulo e a segunda do Brasil,  ficando atrás do Rio Grande do Sul.

Segundo a Cati, coordenadoria de assistência técnica integral os municípios da  região de Presidente Prudente cultivam juntos 3.200 hectares e produzem 2milhões e 160 mil toneladas por ano. A produtividade gira em torno de 1.6 tonelas/hectare.

“Queremos estruturar melhor a cadeia produtiva nos segmentos da produção, produtividade, qualidade e viabilidade de agregar valor com a industrialização dos produtos” disse o prefeito Nelson Bugalho.

A  organização da Batatec 2018 está a cargo de uma comissão formada por servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedepp), produtores rurais, além de instituições representativas do setor, como APTA, CATI, Unoeste, Fatec, Caixa Econômica Federal (CEF), Itesp, Sebrae, Senai, Codep, Sicredi entre outras.

O evento contará também com exposição de máquinas e implementos agrícolas, mostra de artesanatos, produtos oferecidos pelos feirantes da “ Feira da Lua”, e shows musicais e atrações para as crianças, como brinquedos infláveis.

Veja a programação completa:

Sexta-feira -15/6

19h- Show com  a cantora Ely Guimarães e Banda

19h30 às 20h15 – Palestra - Novos Desafios do Empreendedorismo

Palestrante: José Carlos Cavalcante – SEBRAE

Sábado – 16/6

11h- Show acústico com o cantor Samuel

12h- Show do Cantor Kazu Reis- Ritmos dos anos 80 e sertanejo

16h- Show da cantora gospel Ana Paula Leal

18h- Orquesta de cordas do município de Pirapozinho

19h- Show da dupla sertaneja Ellis e Érika

20h30 – Show acústico do cantor Diego Stilo, com o melhor do samba e pagode

Palestras

8h às 8h35- Palestra- Nutrição e Adubação da Batata Doce em solos arenosos.

Palestrante: Adalton Mazetti Fernandes – Cerat- FCA/ Unesp Botucatu

8h35 às 9h – Palestra: Ecofisiologia da Batata- Doce

Palestrante: Fábio Rafael Echer- Unoeste

9h às 9h20 – Sessão de perguntas

9h20 às 9h40 – Intervalo

9h40 às 10h20- Tema- Programa de biofortificação da batata-doce

Palestrante: Alexandre Furtado Silveira Mello- Embrapa/ Hortaliças/ Brasília/ DF

10h20 às 11h- Melhoramento genético da batata-doce: dificuldades e desafio

Palestrante: Pablo Forlan Vargas- Unesp Ilha Solteira

11h10 às 11h40

Tema: Processamento e produtos de batata-doce

Palestrante: Emerson Loli Garcia Cerat- FCA/ Unesp Botucatu

11h50 às 12h45

Pausa para o almoço

13h30 às 13h40

Sessão de perguntas

14h às 16h

Tema: Etanol de batata-doce

Palestrante: Márcio Silveira – UFT